Nova Fase de Investigação
SIG da CPJ prende namorado de suspeita apontada como líder de quadrilha que furtava cemitérios no Jardim Arco-Iris
As investigações apontam que casal atuava em conjunto e a mulher comandava uma rede que recrutava usuários de drogas para furtar placas de bronze dos túmulos

O SIG (Setor de Investigações Gerais) da CPJ (Central de Polícia Judiciária) prendeu na tarde desta quinta-feira (13), um caminhoneiro de 37 anos, suspeito de integrar a quadrilha responsável por furtos de placas de bronze nos cemitérios de Araraquara. A prisão, aconteceu no bairro do Jardim Arco-Iris na zona sul da cidade.

O homem é namorado da mulher de 48, presa no fim de outubro sob suspeita de chefiar o esquema. O casal chegou a ser detido pela Guarda Municipal no dia do crime, mas foram liberados e após um trabalho investigativo do SIG apenas ela foi presa com o surgimento de novas provas.
- VÍDEO: SIG da CPJ recupera bicicleta avaliada em R$ 8 mil furtada em Araraquara
- Homem condenado a 12 anos por tráfico é preso pelo BAEP/Canil após perseguição no Jardim Indaiá
- Jovem é preso com drogas e dinheiro após tentar fugir da PM no bairro Residencial Alamedas
Agora com o avanço das investigações a Justiça decretou também a prisão preventiva dele, que foi cumprida pelos investigadores próximo a Rua dos Eletricitários. Os dois atuavam em conjunto, mas era a comerciante quem coordenava a rede criminosa.
De acordo com o inquérito, o caminhoneiro era o motorista da Kombi e ela recrutava usuários de drogas para cometer os furtos e trocava o material subtraído por porções de crack, cocaína ou pequenas quantias em dinheiro.
Com a nova prisão, o delegado Alexandro Santos Lima responsável pelo caso reforçou o papel do casal no esquema e destacou que a investigação avançou com elementos consistentes.
“O trabalho de inteligência mostrou que os dois participavam do mesmo esquema. Ela organizava, distribuía tarefas e financiava o tráfico com o material furtado. Ele era o motorista da perua e dava suporte logístico. A prisão preventiva dele era uma etapa necessária para desmontar essa estrutura criminosa”, afirmou o delegado.
A mulher, presa anteriormente no Jardim Santa Marta, já havia sido apontada como líder da quadrilha. Na ocasião, os guardas municipais encontraram drogas e placas de bronze furtadas do Cemitério São Bento.
Com o aprofundamento das investigações, os investigadores conseguiram reunir novas evidências que resultaram em sua prisão. O delegado, ainda voltou a reforçar o caráter ofensivo dos crimes cometidos pela quadrilha.
“Esse tipo de ação viola a memória dos mortos e causa sofrimento às famílias. O bronze retirado dos túmulos era convertido em drogas e alimentava uma cadeia de degradação social”, disse.
O SIG informou que as investigações continuam para identificar demais envolvidos, receptadores e outros possíveis integrantes do grupo que atuava nos cemitérios da cidade. O caminhoneiro, foi levado á CPJ e depois encaminhado para Cadeia Pública de Santa Ernestina.
Leia também
- Educação

Boa Esperança do Sul abre matrículas 2027; Cimei Regdalina é on-line
- Oportunidade de trabalho

Vagas no PAT Araraquara: 13 oportunidades abertas nesta semana
- Previsão do Tempo

Aviso de tempestade em Boa Esperança do Sul nesta segunda-feira
- Tempo Instável
.jpg)
Alerta de tempestade em Américo Brasiliense nesta segunda-feira
- Economia

Exportações de Américo Brasiliense sobem 26% em junho, mas caem 21% no ano
- Previsão do tempo

Araraquara tem novo alerta de tempestade nesta segunda-feira


