Pular para o conteúdo
Segunda-feira, 26 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Ibovespa171.277 pts -16,48%
atualizado em 26/10 às 11:17
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

Preocupação

Alerta em Araraquara: especialista explica os riscos do metanol em bebidas alcoólicas

Casos suspeitos na cidade levantam preocupação sobre intoxicação grave; entenda sintomas, prevenção e o que fazer

Rian Fernandes|· 4 min de leitura
Alerta em Araraquara: especialista explica os riscos do metanol em bebidas alcoólicas
Foto Ilustrativa: Agência SP.

 

ENTRE EM NOSSO GRUPO DE WHATZAP

 

O risco de ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol, substância altamente tóxica, tem gerado preocupação e casos suspeitos em Araraquara e região. O médico infectologista e doutorando em Biotecnologia pela UNIARA, que atua em Araraquara, Guilherme Roveri, participa de uma campanha de conscientização promovida pela Prefeitura, com o objetivo de orientar a população sobre os perigos do consumo de bebidas de procedência duvidosa.

 

“Há riscos da ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol, à medida que é uma substância que em baixas doses já pode ser nociva à saúde”, alerta o especialista.

 

Segundo o especialista, os sintomas iniciais se confundem com os da embriaguez comum, o que pode atrasar o reconhecimento da intoxicação. Entre os primeiros sinais estão:

  • Alteração no estado mental;
  • Mudanças de humor e comportamento;
  • Instabilidade ao andar.

 

Contudo, o médico destaca que há sintomas mais graves que não são comuns em uma embriaguez tradicional, como:

⚠ Visão embaçada ou escurecida;

⚠ Dores de cabeça intensas;

⚠ Vômitos persistentes mesmo com medicação;

⚠ Fortes dores abdominais;

⚠ Confusão mental aguda;

⚠ Quadros súbitos de morte.

 

Leia Também

 

Metanol pode levar à morte

 

De acordo com o infectologista, os efeitos podem aparecer logo após a ingestão, mas em alguns casos os sintomas se manifestam horas depois, dependendo do metabolismo de cada pessoa.

 

“Nos quadros mais graves, pode haver cegueira irreversível, falência renal e hepática, e até morte súbita, já que o álcool é metabolizado pelo fígado.”

 

O médico reforça a importância de verificar a procedência da bebida, principalmente se for oferecida em copos já servidos. “O recipiente deve estar lacrado, e a origem da bebida deve ser confiável, pois muitas ainda estão sob investigação em diferentes regiões do país.”

 

‘Mesmo em pequenas quantidades, o metanol pode ser extremamente tóxico’, explica Guilherme Roveri,

 

Além disso, ele ressalta a necessidade de questionar o consumo de álcool em si, especialmente para pessoas que enfrentam dependência ou uso abusivo:

 

“Sabemos que há uma parcela significativa da população com problemas com o álcool. A rede municipal de saúde mental tem profissionais capacitados para esse acolhimento, e também contamos com o apoio de grupos como Alcoólicos Anônimos, que realizam reuniões em Araraquara.”

 

Com o objetivo de ampliar a conscientização, o médico Guilherme Roveri reforça, em suas redes sociais,@drguilhermerover, orientações importantes.

 

 

 

Casos na cidade e na região

 

Araraquara chegou a registrar dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, mas ambos foram descartados após exames. Um dos casos envolveu uma jovem de 20 anos, internada na Santa Casa de Araraquara há cerca de uma semana.

 

Nesta segunda-feira (20), o hospital emitiu uma nova nota confirmando: “A paciente que apresentava quadro clínico compatível com suspeita de intoxicação por metanol teve resultado negativo para a substância. Os exames laboratoriais foram recebidos pela instituição às 14h57, confirmando a ausência de intoxicação.”

 

Ela já recebeu alta. O segundo caso, envolvendo um homem, também foi descartado. Na região, outras notificações em Ibaté e Rincão foram igualmente descartadas.

 

 

Situação no Brasil e em São Paulo

 

De acordo com boletim atualizado do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20), o Brasil já registra:

  • 47 casos confirmados de intoxicação por metanol;
  • 57 casos em investigação;
  • 578 notificações descartadas;
  • 9 mortes confirmadas (6 em SP, 2 em PE e 1 no PR);
  • 7 óbitos ainda em investigação.

 

 

O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências:

  • 38 casos confirmados;
  • 19 em investigação.

 

Diversos municípios paulistas estão na lista de monitoramento, incluindo cidades próximas como Ribeirão Preto, Rio Claro, Itu e outros. A lista completa pode ser consultada, AQUI.

 

 

Fique atento: como se proteger

 

⛔ Desconfie de bebidas com sabor ou cheiro alterado;

⛔ Evite consumir produtos de origem duvidosa ou clandestina;

⛔ Nunca aceite bebida alcoólica já servida em copo, especialmente em locais desconhecidos;

⛔ Procure ajuda médica imediatamente em caso de sintomas incomuns após o consumo;

⛔ Busque apoio psicológico se você ou alguém próximo estiver enfrentando dependência do álcool.

 

 

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora